Pular para o conteúdo principal

E-mails vazados demonstram fracasso do ID cards no Reino Unido

Os jornais The Sunday Times e The Independent trazem duas reportagens sobre o anunciado fracasso do programa de cartões de identidade introduzidos por Tony Blair este ano. As duas reportagens dizem que o programa não estará totalmente operacional em pelo menos 20 anos. Estas descobertas foram possíveis graças a emails vazados à imprensa.

Num dos e-mails, Peter Smith, da antiga Agência de Passaportes do Reino Unido (atual Serviço de Passaporte e Identidade) fala sobre a pressa de Tony Blair sobre o projeto:
From: Smith Peter (UKPA)
Sent: 08 June 2006 15:44
Subject: RE: Procurement Strategy

I wouldn't argue with a lot of this David; share your concerns about TNIR timescale certainly, and the 'wider scheme' implications where still issues about joining up I think across the HO. We should talk... but 2 points in our defence...!

1. It was a Mr Blair who wanted the 'early variant' card. Not my idea...
Já o senhor David Foord, do Escritório de Comércio Governamental, fala da arbitrariedade das datas de início de operação do sistema:
From: Foord, David (OGC)
Sent: 08 June 2006 15:17
Subject: RE: Procurement Strategy

This has all the inauspicious signs of a project continuing to be driven by an arbitrary end date rather than reality. The early variant idea introduces huge risk on many levels some of which mature in these procurement options.
Foord agora fala sobre a saúde mental dos ministros de Blair:
From: Foord, David (OGC)
Sent: 09 June 2006 11.38
Subject: RE: Procurement Strategy

Let’s meet. Just because ministers say do something does not mean we ignore reality - which is what seems to have happened on ID Cards until the OJEU was to be issued and then reality could not be ignored any longer.
(...)
I do not have a problem with ministers wanting a face saving solution, but we need to be clear with the programme team, senior officials, special advisors and ministers etc just what this implies. They need to understand this, because a botched introduction of a descoped early variant ID Card backed by TNIR, if it is subject to a media feeding frenzy (queues outside passport offices! and more recently IND) - which it might well be close to a general election, could put back the introduction of ID Cards for a generation and won't do much for IPS credibility nor for the Govt's election chances either (latter not our problem but might play with ministers).
O The Sunday Times publicou um editorial sobre o assunto com o título "Saving face over ID" que já começa metendo o pau no programa:
What do you get when you combine an ambitious IT scheme run by the government and a plan that threatens to ride roughshod over civil liberties? The answer is an unholy mess. As leaked e-mails today reveal, Tony Blair’s flagship identity card scheme is struggling and could even collapse in an embarrassing shambles. Two years before ID cards are set to be introduced for people renewing their passports, the chances of meeting that timetable look remote. The entire scheme may yet have to be shelved.
Depois o artigo fala sobre os custos estimados em £19 bi (R$76,5 bilhões), da ex-chefe do MI5 falando da inutilidade do programa de identidade de Blair ou mesmo o dumbo do Charles Clarke, ex-secretário do Interior, dizendo que os cartões de identidade não parariam o 7 de Julho. Imagina como seria isso no Brasil, já que o desgoverno Lula planeja algo semelhante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quero ver tu achares uma constitucionalidade

Ophir Cavalcante Junior, diretor tesoureiro da OAB falou ao 1º Encontro Nacional de Identificação do Polícia Federal e fez vários questionamentos sobre a constitucionalidade do Registro Único de Identificação Civil, oficialmente conhecido como Cadastro Único (CU). Como diz a reportagem : Uma das principais preocupações da OAB com o sistema único de identificação, observou, é de que ele possa representar violação aos direitos fundamentais e garantias individuais, previstos no artigo 5° da Constituição, ou favorecer no futuro o fortalecimento do autoritarismo e de um Estado policial, ante o eventual enfraquecimento ou desaparecimento da democracia no País. Meu Deus do Céu! A OAB ainda tem dúvidas sobre a "violação aos direitos fundamentais e garantias individuais" que o CU pode inflingir sobre as pessoas no Brasil? A OAB já ouviu falar em Ahnenpaß ?

Eu vejo a luz!

Não. Eu não estou falando de um fato eleitoral ocorrido esta semana (algo que não aconteceria se Mitt Romney fosse o candidato). Estou falando de um comentário que recebi. A um bom tempo atrás, ainda em abril de 2006, mandei um e-mail para a ONG SaferNet perguntando quem a financia, essas coisas da vida. Esperei sentado, deitado, caminhando, correndo e de outras formas e nada. Eis que a luz aparece para mim nesta madrugada. O leitor Leandro (sem sobrenome) deixa um comentário que transcrevo na íntegra: Quem são os agentes envolvidos? O próprio site da Safernet ajuda a descobrir: http://www.safernet.org.br/site/institucional/redes/inhope E esta Inhope: https://www.inhope.org/en/partners/partners.html https://www.inhope.org/en/partners/sponsors.html Sabendo-se quem é principal patrocinador desta rede dá para entender porque a Safernet implica tanto com o Google e o Orkut. Como fazia um tempinho que não acessava o site da SaferNet, notei que eles mudaram o layout da página. Indo ao pri

Privacidade, algo que passa TRI longe

Esqueci-me de postar um pedido de acesso à informação que fiz à Prefeitura de Porto Alegre sobre o TRI , o sistema de bilhete eletrônico dos ônibus portoalegrenses. Fiz o pedido em 8 de março, com prazo para 11 de abril, mas só recebi a resposta no dia 7 de maio. A despeito da demora, a pessoa que me respondeu fez a gentileza de responder-me usando meus questionamentos, ao invés de elaborar uma resposta geral e separada. Abaixo as perguntas e as respostas. Prezado(a) Sr.(a) Relativo ao seu pedido de informação ao Município de Porto Alegre, informamos o que segue:  - Existe uma política de privacidade para o programa? Se sim, gostaria de receber uma cópia de tal política. Não existe um Documento formal, entretanto a política adotada é de confidencialidade e privacidade dos dados.  Eles lidam com uma quantidade considerável de dados, que permitem rastrear uma pessoa dentro de Porto Alegre mas não formalizaram uma política de privacidade, utilizando-se apenas da esotérica exp