Pular para o conteúdo principal

Pedido para vetar o PL 83/2007

Carta enviada ao governo do estado do Rio Grande do Sul para vetar o PL 83/2007 de autoria do deputado Carlos Gomes (PPS), que obriga estabelecimentos comerciais a pedirem documento de identidade para confirmar compras com cartões de crédito ou débito.

Gostaria por meio deste mensagem pedir, demonstrando de forma factual, que o PL 83/2007 de autoria do sr. Carlos Gomes seja vetado. O PL obriga todos os estabelecimentos de comércio a exigerem algum tipo de documento de identidade para as compras realizadas por meio de cartão de crédito ou de débito no estado do Rio Grande do Sul.

Primeiro, proposta semelhante já foi analisada pelo Câmara dos Deputados (PL 5004/2005) sendo rejeitada pelas Comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e na de Finanças e Tributação, sendo rejeitado pelo mérito da questão, por intervir indevidamente na relação entre cliente e comerciante. O que também deixa a questão se tal matéria é de competência legislativa da União.

Segundo, os contratos de cartões de crédito e débito explicitam claramente o fato do cartão ser o identificador do usuário perante o sistema, sendo a assinatura ou a senha o autenticador da identidade do usário. Além disso, os contratos explicitam o fato do consumidor ser responsável por todas as débitos contra o referido cartão até a comunicação de perda ou roubo do cartão perante autoridade policial e/ou administradora do cartão de crédito, e já foi decidido pelo STJ (REsp 417835) que cabe ao consumidor provar o uso indevido do cartão, e não ao contrário, como o PL implica.

Terceiro, todas as transações de cartões de crédito, e em especial, as de cartão de débito são processadas eletronicamente em tempo real, mostrando ao comerciante, em caso de rejeição da transação, os motivos de tal rejeição. Se isso não fosse suficiente, hoje as administradoras de cartões de crédito possuem softwares de inteligência artificial que permitem identificar instantaneamente qualquer compra que fuja do padrão habitual do consumidor, dando ao comerciante possibilidade de contatar o emissor do cartão ou fazer verificações adicionais, se achar necessário.

Quarto, a experiência análoga com cheques demonstra que a questão de não-recebimento do comerciante do que lhe é devido é mais em parte
de falta de planejamento do orçamento do consumidor do que de delitos relacionados com roubo de identidade. Em análise intitulada "Falácia dos Cheques Continua" do meu blog Não Sou Um Número <http://naosouumnumero.blogspot.com> mostra que o número de cheques devolvidos não parou de crescer mesmo quando o Banco Central mandou imprimir números de identidade nos cheques para verificação com possível documento de identidade que o consumidor tenha.

Quinto, tal PL é uma interferência indevida na relação de consumo, já que transforma todo cliente em potencial fraudador ou ladrão de cartões de crédito, o que contraria o princípio constitucional de inocência até provada o contrário. Não cabe ao consumidor provar que ele é ele mas sim aquele o acusa de não o ser.

Sexto, tal prática já é proibida, por exemplo, no estado da Califórnia (Código Civil da Califórnia §1748.8) para preservar a identidade e a privacidade dos usuários de cartões de crédito e débito na Califórnia, sendo tal estado um marco na defesa da privacidade dos seus concidadões.

Pelas razões expostas, peço que tal PL seja vetado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quero ver tu achares uma constitucionalidade

Ophir Cavalcante Junior, diretor tesoureiro da OAB falou ao 1º Encontro Nacional de Identificação do Polícia Federal e fez vários questionamentos sobre a constitucionalidade do Registro Único de Identificação Civil, oficialmente conhecido como Cadastro Único (CU). Como diz a reportagem : Uma das principais preocupações da OAB com o sistema único de identificação, observou, é de que ele possa representar violação aos direitos fundamentais e garantias individuais, previstos no artigo 5° da Constituição, ou favorecer no futuro o fortalecimento do autoritarismo e de um Estado policial, ante o eventual enfraquecimento ou desaparecimento da democracia no País. Meu Deus do Céu! A OAB ainda tem dúvidas sobre a "violação aos direitos fundamentais e garantias individuais" que o CU pode inflingir sobre as pessoas no Brasil? A OAB já ouviu falar em Ahnenpaß ?

Eu vejo a luz!

Não. Eu não estou falando de um fato eleitoral ocorrido esta semana (algo que não aconteceria se Mitt Romney fosse o candidato). Estou falando de um comentário que recebi. A um bom tempo atrás, ainda em abril de 2006, mandei um e-mail para a ONG SaferNet perguntando quem a financia, essas coisas da vida. Esperei sentado, deitado, caminhando, correndo e de outras formas e nada. Eis que a luz aparece para mim nesta madrugada. O leitor Leandro (sem sobrenome) deixa um comentário que transcrevo na íntegra: Quem são os agentes envolvidos? O próprio site da Safernet ajuda a descobrir: http://www.safernet.org.br/site/institucional/redes/inhope E esta Inhope: https://www.inhope.org/en/partners/partners.html https://www.inhope.org/en/partners/sponsors.html Sabendo-se quem é principal patrocinador desta rede dá para entender porque a Safernet implica tanto com o Google e o Orkut. Como fazia um tempinho que não acessava o site da SaferNet, notei que eles mudaram o layout da página. Indo ao pri

Privacidade, algo que passa TRI longe

Esqueci-me de postar um pedido de acesso à informação que fiz à Prefeitura de Porto Alegre sobre o TRI , o sistema de bilhete eletrônico dos ônibus portoalegrenses. Fiz o pedido em 8 de março, com prazo para 11 de abril, mas só recebi a resposta no dia 7 de maio. A despeito da demora, a pessoa que me respondeu fez a gentileza de responder-me usando meus questionamentos, ao invés de elaborar uma resposta geral e separada. Abaixo as perguntas e as respostas. Prezado(a) Sr.(a) Relativo ao seu pedido de informação ao Município de Porto Alegre, informamos o que segue:  - Existe uma política de privacidade para o programa? Se sim, gostaria de receber uma cópia de tal política. Não existe um Documento formal, entretanto a política adotada é de confidencialidade e privacidade dos dados.  Eles lidam com uma quantidade considerável de dados, que permitem rastrear uma pessoa dentro de Porto Alegre mas não formalizaram uma política de privacidade, utilizando-se apenas da esotérica exp