Pular para o conteúdo principal

Revistas policiais crescem em São Paulo

O Estado de S. Paulo reporta que a Polícia Militar de SP quer fechar o ano de 2010 revistando cerca de 11 milhões de pessoas, quase um terço da população daquele estado. O número previsto corresponde a um aumento de 65% desde 2005. Como é de costume no Brasil, a reportagem explica que a Rota distribuiu panfletos em outubro deste ano, 40º aniversário da dita instituição, de como as pessoas devem se portar. Isso mesmo! Não é um folheto de como um policial deve agir mas sim como uma pessoa que não está fazendo nada de errado tem que se portar mediante pessoas armadas.

Agora, o Instituto Sou da Paz (uma daquelas inúmeras ONGs de esquerda) criou uma iniaciativa para tornar a experiência, digamos, menos desagradável. Olha o que diz o sr. Denis Mizne:
A abordagem é o principal cartão de visitas da polícia e por isso é necessário que esse momento não se transforme em uma ação vista como abusiva. A ideia da campanha é conseguir mostrar isso ao policial que está na rua.
A questão não é mostrar a pessoa que a ação não é abusiva, algo particularmente complicado. O no górdio da questão que está sendo discutida no blog Abordagem Policial (que aliás, não tem quase nada de conteúdo) é mostrar ao policial que a sua ação não é abusiva.

Agora vamos a uma análise mais matemática da abordagem. De acordo com a capitã Tânia Pinc, cerca de 1% dos abordados "têm problemas com a lei". Isto é corroborado por um próprio site da PM, que fala em 1,1%. Aliás, este mesmo site diz que "[u]ma abordagem policial é desconfortável". O site também diz:
As pessoas de bem não devem temer uma abordagem policial; basta seguir as orientações dadas pelos policiais militares que estão nas ruas fazendo o seu serviço, pois não há como saber se o indivíduo abordado é um cidadão de bem ou um criminoso, por isso seguem procedimentos policiais de segurança a serem adotados na polícia paulista e no mundo todo.

Aos policiais, compete a preservação da vida do abordado, dos transeuntes e a sua própria. Ao abordado, colaborar com a polícia. Com isso, ganha a segurança. Ganhamos todos nós.
Papinho semelhante encontra-se no Abordagem Policial:
É importante destacar que antes de abordar alguém na rua, o policial não sabe se a pessoa é criminosa ou não e a maior parte das pessoas abordadas não são.
Por ordem. Não é que as pessoas temam (se bem que determinados policiais podem fazer as pessoas temerem), é o fato que as pessoas sentem-se corretamente irritadas em serem abordadas no cotidiano para chegar quase ao ponto de provar sua inocência. E aproveitando o gancho, que história é essa de que não "há como saber se o indivíduo abordado é um cidadão de bem ou um criminoso"? Aquele artigo da Constituição que todo mundo é inocente até que se prove ao contrário foi revogado? Quando? E que tipo de colaboração com a polícia que o abordado deve ter? Isto é baseado em texto legal dizendo claramente que o abordado deve obedecer absolutamente a todas as ordens do policial?

Enfim a matemática. De acordo com os cálculos da polícia, a mesma e efientíssima polícia que fez das residências paulistas verdadeiros bunkers (só faltando o poço com crododilos), de cada 100 pessoas abordadas, 99 são inocentes e o resto, na maioria como prova a reportagem do Estadão, são de crimes como porte de armas e drogas; se as drogas fossem descriminalizadas e se devolvessem ao cidadão o direito de autodefesa, o número de "sucessos" em abordagens seria ainda menor. Por sua vez, se considerarmos que cada abordagem demora 1 minuto e meio, nós teremos 16.335.000 de minutos desperdiçados com inocentes, isto é 272.250 horas, 11.343,75 dias, 378,125 meses ou 31,51 anos. E isto é eficiência? Deixo a resposta por tua conta!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quero ver tu achares uma constitucionalidade

Ophir Cavalcante Junior, diretor tesoureiro da OAB falou ao 1º Encontro Nacional de Identificação do Polícia Federal e fez vários questionamentos sobre a constitucionalidade do Registro Único de Identificação Civil, oficialmente conhecido como Cadastro Único (CU). Como diz a reportagem : Uma das principais preocupações da OAB com o sistema único de identificação, observou, é de que ele possa representar violação aos direitos fundamentais e garantias individuais, previstos no artigo 5° da Constituição, ou favorecer no futuro o fortalecimento do autoritarismo e de um Estado policial, ante o eventual enfraquecimento ou desaparecimento da democracia no País. Meu Deus do Céu! A OAB ainda tem dúvidas sobre a "violação aos direitos fundamentais e garantias individuais" que o CU pode inflingir sobre as pessoas no Brasil? A OAB já ouviu falar em Ahnenpaß ?

Eu vejo a luz!

Não. Eu não estou falando de um fato eleitoral ocorrido esta semana (algo que não aconteceria se Mitt Romney fosse o candidato). Estou falando de um comentário que recebi. A um bom tempo atrás, ainda em abril de 2006, mandei um e-mail para a ONG SaferNet perguntando quem a financia, essas coisas da vida. Esperei sentado, deitado, caminhando, correndo e de outras formas e nada. Eis que a luz aparece para mim nesta madrugada. O leitor Leandro (sem sobrenome) deixa um comentário que transcrevo na íntegra: Quem são os agentes envolvidos? O próprio site da Safernet ajuda a descobrir: http://www.safernet.org.br/site/institucional/redes/inhope E esta Inhope: https://www.inhope.org/en/partners/partners.html https://www.inhope.org/en/partners/sponsors.html Sabendo-se quem é principal patrocinador desta rede dá para entender porque a Safernet implica tanto com o Google e o Orkut. Como fazia um tempinho que não acessava o site da SaferNet, notei que eles mudaram o layout da página. Indo ao pri

Privacidade, algo que passa TRI longe

Esqueci-me de postar um pedido de acesso à informação que fiz à Prefeitura de Porto Alegre sobre o TRI , o sistema de bilhete eletrônico dos ônibus portoalegrenses. Fiz o pedido em 8 de março, com prazo para 11 de abril, mas só recebi a resposta no dia 7 de maio. A despeito da demora, a pessoa que me respondeu fez a gentileza de responder-me usando meus questionamentos, ao invés de elaborar uma resposta geral e separada. Abaixo as perguntas e as respostas. Prezado(a) Sr.(a) Relativo ao seu pedido de informação ao Município de Porto Alegre, informamos o que segue:  - Existe uma política de privacidade para o programa? Se sim, gostaria de receber uma cópia de tal política. Não existe um Documento formal, entretanto a política adotada é de confidencialidade e privacidade dos dados.  Eles lidam com uma quantidade considerável de dados, que permitem rastrear uma pessoa dentro de Porto Alegre mas não formalizaram uma política de privacidade, utilizando-se apenas da esotérica exp